Avenida Cruz das Armas, N° 2994 - CEP 58087-000, João Pessoa - PB

Notícia


Tontura – Mal estar ou Dor de Cabeça. Entenda as causas e tratamento
22/junho/2018

Você, provavelmente, já deve ter passado por algum episódio de tontura. Essa palavra é utilizada para dois tipos diferentes de sensações: quando você está prestes a desmaiar (perder a consciência), mesmo sem sentir rotação ou movimento dos objetos ao seu redor, ou durante uma vertigem, quando tudo ao seu redor está girando, mas na verdade não está.

CAUSAS DA TONTURA
A tontura em si é um sintoma de alguma alteração no organismo – é claro que nem sempre essa tontura indicará alguma condição grave ou determinada doença. Na maioria das vezes, a tontura é não oferece grandes riscos.

Entretanto, quando os sintomas são frequentes é importante ficar atento. A tontura é mais vista em pessoas idosas, mas, hoje em dia, vê-se muitos jovens reclamando dessa condição, principalmente pelas diversas situações nas quais a tontura pode aparecer.

Portanto, existem muitas causas relacionadas à tontura, sendo que uma bastante comum é quando uma pessoa fica um longo tempo em jejum, ou seja, quando não fornece ao organismo os nutrientes necessários para ele funcionar corretamente.

Além disso, é muito comum que as pessoas sintam tontura quando há uma queda súbita de pressãoquando se levanta muito rápido.

Saiba quais são as outras causas da tontura:

Acidente Vascular Cerebral (AVC);
Alterações do sistema vestibular – doenças do labirinto (aquela região do ouvido que tem a responsabilidade de controlar o equilíbrio, a audição e outras funções) podem interferir na noção de espaço e gerar tonturas.
Alterações psicológicas – depressão, ansiedade e crises de pânico são exemplos;
Anemia;
Desidratação – o corpo precisa de líquido e avisa por meio de tonturas, boca seca, dor de cabeça e intestino preso;
Doença de Parkinson;

Enxaqueca – a crise de enxaqueca pode ser acompanhada pelas tonturas, além de vômitos e náuseas;
Esclerose múltipla;
Hipoglicemia – queda nos níveis de glicose no sangue acontecem não somente em pessoas diabéticas;
Hipotensão ortostática – queda brusca da pressão arterial quando a pessoa se põe de pé a partir de uma posição sentada ou deitada;
Problemas de visão – a tontura pode resultar da fadiga ocupar, miopia ou astigmatismo.
As tonturas podem ainda ser efeito colateral de algumas medicações. Por isso, busque imediatamente a ajuda médica para que os exames sejam realizados e se descubra qual a razão pela qual os episódios de tontura estão acontecendo.

SINTOMAS DA TONTURA
Em geral, as pessoas que experimentam a sensação de tontura a descrevem como aquele cenário de estar se “desligando”, isto é, de desmaiar.

Mas, esta sensação não é uma regra geral para a tontura. Muitos podem passar por episódios com outros sintomas juntos. Veja só:

Falsa sensação de movimento ou de rotação (vertigem);

Perda de equilíbrio/instabilidade;
Sensação como flutuar ou nadar;
Sensação de cabeça leve;
Perda temporária e até moderada da mobilidade;
Enjoos;
Vontade iminente de vomitar.
Você pode ainda sentir sonolência ou dificuldade para manter a postura ereta.Isso depende de pessoa para a pessoa e, muitas vezes, o sintoma desaparece ou melhora quando você se deita.

TONTURA – O QUE FAZER PARA PASSAR?
Marque uma consulta médica para sanar suas dúvidas sobre as tonturas que você sente e que não possuem causa aparente.

Existem certas situações que exigem a procura de serviços de emergência, principalmente se a tontura estiver relacionada com algum dos sintomas ou casos abaixo:

Batimentos cardíacos mais lentos que o normal;
Batimentos cardíacos mais rápidos que o normal;
Dificuldade na fala;
Dificuldade para caminhar;
Dor de cabeça grave ou distinta de outras que já teve;
Dor no peito;
Fraqueza na perna ou no braço;
Perda de consciência;
Pescoço rígido;
Traumatismo craniano;
Visão turva.
O diagnóstico da causa de sua tontura vai depender da análise clínica e do seu histórico. O médico irá lhe fazer inúmeras perguntas acerca dos episódios de tontura, procurando entender quando, como e onde acontecem, o que você está fazendo quando sente tonturas, como é sua alimentação, entre outras informações.

Alguns exames e procedimentos podem ser solicitados para descartar problemas mais sérios de saúde, como:

Controle da pressão arterial;
Eletrocardiograma;
Ressonância magnética.
O médico é capaz de identificar a causa da tontura pelos exames, verificando a existência de problemas no ouvido, nos olhos e no sistema nervoso.

O tratamento da tontura vai depender da causa, mas o problema tende a desaparecer se você seguir corretamente as orientações do profissional– sempre lembrando que a automedicação nunca é a solução, muito menos interromper o tratamento sem informar ao médico.

Em doenças crônicas, por exemplo diabetes e hipertensão, o controle da condição faz com que os episódios de tontura sejam menos frequentes.

Em alguns casos, medicamentos anti-histamínicos podem ser indicados pelo médico para o tratamento da tontura.

Fonte: http://www.nursing.com.br/tontura-causas-e-tratamento/

Posso ajudar?